Lembramos a todos que o novo sistema Controle Facial de entrada e saída do prédio já está em plena operação. É importante que cada morador dos apartamentos faça seu registro junto à portaria.
Caso o morador autorize, visitantes regulares, como parentes e funcionários, também devem ser registrados na portaria.
O sistema funciona da seguinte forma: conforme mostra a tela abaixo, toda vez que alguém sair ou entrar no prédio, ocorrerá automaticamente um registro em software com a identificação da pessoa e o horário da ocorrência. Para aqueles que preferirem usar apenas a TAG, o registro se dará de forma similar.
Não recomendamos autorizar registros de pessoas que raramente frequentem o prédio. Estas deverão chamar o apartamento diretamente da botoneira externa do prédio e obter a autorização para ingresso.
Profissionais que sejam contratados para executar obras, de curta ou longa duração nos apartamentos, devem ser obrigatoriamente registrados na portaria. Tão logo termine o período da obra, o morador deve obrigatoriamente comunicar a portaria para que os registros sejam suspensos.
IMPORTANTE: Toda vez que houver troca de funcionário ou mudança de morador a administração do prédio (portaria) deverá ser obrigatoriamente comunicada para dar baixa no cadastro do software. Qualquer incidente decorrente de falha nesse procedimento será de responsabilidade do apartamento.
PROCEDIMENTO DE ATENDIMENTO A VISITANTES, PRESTADORES DE SERVIÇOS E ENTREGADORES DE ALIMENTOS E/OU PRODUTOS DE COMPRAS ONLINE
Os visitantes e profissionais serão orientados a chamar diretamente o apartamento, digitando no teclado o número do apartamento, por meio da nova botoeira na área externa do prédio.
1. Visitantes
Uma vez identificado, o apartamento poderá proceder a liberação pelo seu próprio interfone, digitando apenas: *2. O mesmo processo deve ser repetido na 2ª porta da portaria (gaiola).
2. Prestadores de Serviços
Se o prestador de serviços precisar entrar no apartamento para realizar alguma manutenção, o condômino deverá descer e acompanhá-lo até o seu apartamento ou solicitar auxílio na portaria para identificação complementar.
3. Entregadores de alimentos e/ou mercadorias oriundas de Compras Online
Para alimentos, o condômino deverá, obrigatoriamente, descer e receber a mercadoria que está sendo entregue.
Para mercadorias em geral, o Condômino deverá descer e receber o produto que está sendo entregue ou solicitar auxílio à portaria.
IMPORTANTE: Em hipótese alguma deve-se liberar a entrada de pessoas que estão entregando alimentos e/ou mercadorias.
IMPORTANTE LEMBRAR QUE NESTA FASE DE IMPLANTAÇÃO AJUSTES CERTAMENTE SERÃO E DEVERÃO SER REALIZADOS, COM BASE NAS OCORRÊNCIAS DO DIA A DIA. PORTANTO, CONTAMOS COM AS CRÍTICAS E SUGESTÕES PARA A MELHORIA DO PROCESSO.
CIRCULAR - SEGURANÇA EM CONDOMÍNIO:
FURTOS DE CELULARES E GOLPES DE FALSO SEQUESTRO
Previna-se de assaltos diante do prédio
Não se exponha na rua com celulares ou outros objetos de valor. Caso esteja esperando uma carona, um conhecido ou um veículo de aplicativo de transporte, aguarde sua chegada na área de espera do condomínio. Infelizmente, relatos de assaltos nessas situações continuam sendo registrados em nosso bairro. Todo cuidado é pouco!
Golpe do falso sequestro: como reconhecer, agir e denunciar?
O golpe do falso sequestro é um dos mais comuns no Brasil. Mesmo já sendo bastante conhecido, ainda causa traumas e prejuízos, atingindo pessoas de todas as idades e classes sociais.
Como funciona o golpe do falso sequestro?
O telefone toca e alguém do outro lado simula uma voz de choro e medo, chama você de mãe ou pai e diz que foi sequestrado. Se você der sinais de que acreditou na história, outra pessoa pega o telefone, faz ameaças e diz para você depositar uma quantia em determinada conta bancária ou até podem enviar um motoboy a sua casa para receber o resgate em dinheiro e/ou joias.
Em casos mais sofisticados, os golpistas mapeiam as vítimas em potencial. Buscam informações, recorrendo até as informações pessoais disponíveis em redes sociais. Ao mencionar essas informações durante os telefonemas, buscam aumentar a credibilidade do falso sequestro.
O que fazer se suspeitar de um golpe de falso sequestro?
Imediatamente, DESLIGUE O TELEFONE. Em seguida, tente ligar para o familiar, suposto “sequestrado”, para saber se está tudo bem; se for o caso peça até ajuda a um vizinho ou a funcionários do prédio para fazer isso.
Normalmente, se for um golpe aleatório, não voltarão a ligar. Caso liguem novamente, é preciso superar o choque inicial e manter a cabeça fria.
Dicas importantes: Não fale o nome da pessoa que poderia ter sido sequestrada. Dessa forma você evita passar para os criminosos informações que eles podem usar para deixar o golpe mais realista; Não passe nenhuma informação pessoal sua ou de seus familiares. Não diga onde mora, seu nome, quanto ganha, quanto tem na conta bancária ou onde tem conta.
Como forma de prevenção, também é fundamental orientar seus familiares, especialmente os idosos, que podem ter menos intimidade com os crimes ligados às novas tecnologias.
Caí na armadilha. Como denunciar golpe do falso sequestro?
Faça um Boletim de Ocorrência, mesmo se o caso não tiver nenhuma consequência. As denúncias são registradas como extorsão ou estelionato. Vale lembrar que o Boletim de Ocorrência pode ser registrado online, pelo site da Secretaria de Segurança Pública.
Acesse: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia
Portões da Garagem – Abertura e Fechamento
BOTÃO 1: Acesso à garagem do piso Térreo (T) e/ou Sobreloja (SL). Acione para abrir e/ou fechar o portão.
BOTÃO 2: Acesso à garagem do piso Subsolo (SS). Acione para abrir e/ou fechar o portão
BOTÃO 3: Pânico – Dispara um aviso sonoro na guarita.
IMPORTANTE:
1) O portão fechará automaticamente após a entrada ou saída de um veículo. O tempo de abertura completa do portão é configurável e está previsto atualmente para 10 segundos.
2) O sistema possui sensores anti-colisão, portanto enquanto o veículo estiver abaixo do portão, este não fechará.
O lixo é recolhido todos os dias, exceto aos domingos, no período entre 14h e 15h. Os resíduos devem estar embalados em sacos fechados diante dos apartamentos com até 15 minutos antes do horário acima indicado. Se for fazer reciclagem, separe os resíduos por tipo (plástico, papel, vidro etc.)
Recomendamos sempre que cada condômino leve seu lixo na lixeira, localizada no Subsolo (SS) do prédio. Lixo orgânico pode ser dispostos nos 2 containers marrons logo na entrada da Lixeira.
Moradores com dificuldades motoras podem solicitar apoio à portaria para retirar seu lixo diante de seus apartamentos.
RECICLAGEM
Participe e faça RECICLAGEM. O prédio tem contrato com a Prefeitura de São Paulo para recolher semanalmente todos os produtos separados.
Na área de nossa lixeira, tempos containers identificados para dispor Plásticos, Papéis, Metais e Vidros. Também temos um depósito ao lado da área de lixeira para dispor Pilhas e Baterias usadas.
O lixo reciclado, se o condômino preferir, também pode ser depositado nas lixeiras específicas localizadas no andar Térreo.